Pular para o conteúdo principal

Input MouseButton

Bem parecido o post anterior sobre as teclas, os botões do mouse funcionam bem parecidos.

Para o mouse tem-se os métodos Input.GetMouseButton(), Input.GetMouseButtonDown() e Input.GetMouseButtonUp(). Os três funcionam de forma identica as teclas. Os três retornam true ou false dependendo do seu estado, GetMouseButton, retorna true enquanto o mouse estiver pressionado, GetMouseButtonDown retornará true somente no clique do mouse, e o GetMouseButtonUp será true se o clique/mouse for solto.

A seguir um código bem parecido com o anterior, só para identificar os botões do mouse.


private var cor:Material;
function Start () {
 cor = GetComponent.().material;
}

function Update () {
 if(Input.GetMouseButton(0)){
 cor.color = Color.red;
 }else{
 cor.color = Color.white;
 }
 
}

O número 0 passado como parâmetro na função GetMouseButton indica o botão esquerdo do mouse, para saber se o botão direito do mouse está pressionado, o número seria 1, e para saber se o scroll está pressionado usa-se o número 2.

Pronto!! Bem simples a maneira de saber se algum botão do mouse está pressionado. Use da forma mais criativa e necessária que precisar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comera Follow com Rotate

Ainda pensando no movimento da câmera, outro recurso muito utilizado é a rotação dela em torno do player. Observe o código a seguir. var player:Transform; var turnSpeed:float = 4.0f; var smooth:boolean = false; private var offset:Vector3; private var velocidade:Vector3; function Start () { offset = transform.position - player.position; Cursor.lockState = CursorLockMode.Locked; } function LateUpdate(){ offset = Quaternion.AngleAxis (Input.GetAxis("Mouse X") * turnSpeed, Vector3.up) * offset; if(smooth){ var targetPosition : Vector3 = player.position + offset; transform.position = Vector3.SmoothDamp(transform.position, targetPosition, velocidade, 0.3f); }else{ transform.position = player.position + offset; } transform.LookAt(player.position); } Nesse código tem-se agora, o player ou target do tipo Transform, atente-se a isso, dessa forma temos acesso apenas à propriedade Transform do player, existe também a variável turnSpeed que será a velocidade de rotaçã...

GUI

Nesse artigo será abordado como trabalhar com alguns elementos da GUI. Os elementos abordados serão, TextField, Button, Slider e Box. Quando for trabalhar com elementos da UI (User Interface) deve-se primeiro fazer o import necessário no início do arquivo de script  import UnityEngine.UI;  A função OnGUI da própria Unity é a responsável por exibir e interagir com os elementos criados via código.  function OnGUI(){  } Botão Para criar botões, o código será o seguinte if ( GUI.Button( Rect( 10, 70, 100, 30 ), "Input"  ) ){         Debug.Log(stringToEdit);     } Essa é uma das maneiras de criar um botão, pois o método GUI.Button tem várias assinaturas. Da maneira utilizada o primeiro parâmetro está relacionado à posição do botão na interface, que s...

Input GetKey

Quando se trata de entrada do usuário, na unity temos vários métodos que permitem isso, nesse post será explicado sobre as teclas. Quando se quer saber se alguma tecla foi apertada, pode-se usar Input.GetKey, Input.GetKeyDown e Input.GetKeyUp. Esse três métodos retornam valores booleanos (true ou false), caso a tecla passada como parâmetro atenda a condição de cada método, por exemplo Input.GetKey(tecla) : retorna true se a tecla estiver pressionada. Input.GetKeyDown(tecla) : retorna true se a tecla foi pressionada e já altera seu valor, enquanto a tecla nao for solta e pressionada novamente, não volta a ser true. Input.GetKeyUp(tecla) : retorna true quando a tecla é solta, o oposto do Input.GetKeyDown. O exemplo abaixo vai mudar a cor do nosso gameObject dependendo do estado da tecla. private var cor:Material; function Start () { cor = GetComponent. ().material; } function Update () {...