A Unity permite a utilização de duas linguagens de programação para seu uso. No blog será usado o JavaScript/UnityScript.
Depois de criar seu arquivo javascript, você vai abrir ele, usando o MonoDevelop (padrão da unity) ou outro editor de texto qualquer.
Quando você abrir o arquivo verá que ele já vem com algumas linhas de código parecidas com essas
function Start(){
}
function Update(){
}
Mas o que são essas linhas?
Essas duas funções da unity, são executadas no GameObject em que estão ligadas. Primeiro a função Start, assim que o objeto é coloca em cena, geralmente usada para pré configurações de variáveis e atribuição de valores. Por exemplo:
var rb:Rigidbody; //Cria uma variável do tipo Rigidbody
function Start(){
rb = GetComponent.<Rigidbody>();
}
O código acima diz que depois que o objeto iniciar, a variável rb terá o componente Rigidbody. Toda mundança que a rb tiver, afetará o componente do GameObject.
O método GetComponent.<Type>() retorna o componente/classe que foi escolhido em seu Type, lembrando que deve ser o mesmo nome apresentado no painel Inspector
Comentários
Postar um comentário